Foto: Rafa Marin/ Arquivo Polícia Penal
O sistema prisional do Rio Grande do Sul registrou, em 2025, o maior número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) desde a criação da avaliação, em 2002. Ao todo, 10,5 mil apenados foram inscritos para a edição deste ano, o que representa um aumento de 26% em relação a 2024.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A prova é voltada à certificação dos ensinos fundamental e médio para pessoas privadas de liberdade. O exame avalia competências adquiridas ao longo da vida, dentro e fora do ambiente escolar. De acordo com a legislação, o participante aprovado pode obter certificação escolar e remição de pena conforme a carga horária cumprida.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de setembro, em 105 estabelecimentos prisionais do Estado, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições foram feitas até 11 de julho por servidores e responsáveis pedagógicos das unidades prisionais.
Serão aplicadas quatro provas objetivas por nível de ensino, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma. As áreas do conhecimento abordadas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Também será exigida uma redação.
A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi, afirmou que os números refletem o trabalho das equipes nas unidades e a atuação voltada à oferta de educação no sistema prisional.
Leia mais:
- Operação nacional investiga fraude contra idosos; advogados do RS estão entre os suspeitos
- Consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda estará disponível a partir desta quinta-feira
- VÍDEO: Jovem com máscara de idoso furta casa e foge em Uno vermelho; perseguição policial terminou em cidade do "chá-revelação"